Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de março de 2014

A pedido de uma amiga...

Oi gente...
Este post estou dedicando a uma amiga querida...
Nao sou chefe de cozinha nem nada...so vou passar o que aprendi com minha vozinha linda que me ensinou a fazer pao!
Acho que assim simplifica e nao preciso em todas as receitas escrever a mesma coisa...
Espero que ajude:
1. Sempre misturo os ingredientes com as maos. Uso uma luvas descartaveis sempre. Usar a mao fica mais facil de saber o ponto da massa.
2. Sovar na verdade nada mais é do que misturar os ingredientes com as maos e amassar a massa como se fosse massinha..igual agente brincava na escola. Minha avo me ensinou que nao precisa bater e nem fazer grandes forças...é só amassar com um pouco mais de força.
3. Para saber o ponto da massa é fácil. Quando esta amassando e ela nao gruda mais nem na superfície e nem na sua mão.
4. Deixar a massa descansar , depois dela virar uma massa homogenea, é cobri-la e reservar em um local quente para que o fermento agir e deixa-la crescer. Geralmente quanto mais tempo ela ficar descansando mais gostoso fica o pão.
Minha mãe e minhas avós costumam fazer o seguinte para saber se ela ja cresceu: colocar dentro de um copo com água uma bolinha feita com um pedaço da massa. A hora que esta bolinha subir significa que ela cresceu.
Eu não faço mais...deixo ela descansar sem pressa!!
5. Untar a forma significa passar um pouco de manteiga e depois salpicar farinha na mesma. Assim a massa não gruda.
Para os mais modernos as formas de silicone não necessitam ser untadas! Muito mais praticas...vamos combinar!
6. O tempo de forno varia muito, principalmente dependendo da temperatira ambiente. Mas vale lembrar:
Dias frios a massa demora maos para crescer e para assar. As vezes esquento um copo de agua no micoondas para deixar quentinho e depois coloco a massa la para descansar...assim nao demora tanto.
Dias quentes geralmente a massa cresce rapidao!!
7. Uma das coisas que sempre tive dificuldade de acertar foi a temperatura da agua para colocar na massa. Muito quente mata os bichinhos dos fermente e muito fria não serve para nada. Então minha avó me ensinou uma tatica infalivel...desde então nunca mais errei:
Sempre deixo a agua quase ferver e antes de misturar na bacia com os outros ingredientes, misturo ela com os outros liquidos.
As minhas receitas normalmente tem agua e leite. Entao misturo a agua quase fervida ao leite gelado ou temperatura ambiente em um recipiente a parte!
8. Recentemente descobri que o pão que tem outras farinhas gosta de crescer para os lados e não para cima...hahaha
Então agora faço o seguinte: se quero pães pequenos coloco na forma de cupcake...assim limita o espaço e a única opção é crecer para cima!
Ma querida espero que as dicas ajudem! Tentei explicar da melhor forma possivel...mas como aprendi na prática cozinhando com minha mãe e minhas avós...acaba não sendo muito didático.
Beijo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário